Imersão em PEI nível I

PEI  significa Programa de Enriquecimento Instrumental . Trata-se de uma série de instrumentos que são aplicados numa pessoa por um mediador qualificado  na técnica da EAM- Experiência da Aprendizagem Mediada.
O PEI- Programa de Enriquecimento Instrumental – criado pelo psicólogo romeno Reuven Feuerstein, objetiva potencializar e remediar as funções cognitivas do sujeito para que possa aprender e trabalhar melhor.
Feuerstein interpreta o desenvolvimento cognitivo como decorrente de duas formas de interação do sujeito com seu meio: Por um lado,  aprendemos e nos desenvolvemos por meio da percepção, assimilação e processamento direto dos estímulos existentes ao nosso redor. Por outro lado,  aprendemos  por meio da mediação cognitiva das pessoas.
Ele considera que ,por meio do conceito da experiência da aprendizagem mediada,  os estímulos emitidos pelo meio são transformados por um agente mediador, usualmente um pai, um irmão ou outra pessoa do círculo próximo do sujeito. Este agente mediador, motivado por suas intenções, cultura e envolvimento emocional, seleciona e organiza o mundo dos estímulos para o outro. Ele seleciona os estímulos que são mais apropriados e então os filtra e organiza; ele determina o surgimento ou desaparecimento de certos estímulos e ignora outros. Por intermédio deste processo de mediação, a estrutura cognitiva é afetada.
Para ser um mediador do PEI é necessário que o profissional passe por cursos de formação, subdivididos em dois níveis, aqui no Brasil.  Em  Janeiro de 2022, em Varginha, no sul de Minas Gerais, faremos realizar mais uma turma do curso de formação de mediadores do PEI, na Fundação Aprender, em regime de imersão presencial, tendo como docente a professora e psicopedagoga Eva de Miranda,  ATA do ICELP, o Instituto  criado pelo prof. Feuerstein.

Este curso agrega valor em dois sentidos:

• O cursista aprende a aplicar o programa em consultórios, escolas ou empresas;
  • O cursista recebe a mediação e  modifica sua estrutura cognitiva durante o curso.
Para finalizar, trago as palavras do prof. Vitor da Fonseca, discípulo do prof. Feuerstein em Portugal e conhecido mundialmente como referência em estudos sobre inteligência e aprendizagem:
O êxito do empresário e do trabalhador no século XXI terá muito a ver com a maximização de suas  competências cognitivas. Cada um deles produzirá mais na razão direta da sua maior capacidade de aprender a aprender, na medida em que o que  o empresário e o trabalhador conhecem e fazem hoje não é sinônimo de sucesso no futuro”.  FONSECA, 2001, pag. 17)
Faça  sua inscrição aqui e comece a pagar seu curso em parcelas.

Veja mais informações em http://fundacaoaprender.org.br/curso-pei/