Profa. Júlia Eugênia Gonçalves

Uma História dedicada à Educação

2006_09_30_10_41A Professora Júlia Eugênia Gonçalves, instituidora da Fundação APRENDER junto com seu marido José Roberto de Almeida Gonçalves, é uma profissional da área de educação reconhecida nacionalmente. Ela coordena todas as atividades da APRENDER na área de Educação. Psicopedagoga há 34 anos, com formação em mestrado pela UFF, é Carioca mas mora em Varginha/MG desde 1996, quando foi contratada pela UEMG para um projeto de formação de professores, depois de ter se aposentado como docente da rede pública federal. Pertenceu ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. É especialista em Educação a Distância e em tecnologias para educação.

Criadora da Fundação APRENDER

Em 2002 a Profa. Júlia atuava com uma empresa privada, a APRENDER Atividades Integradas, quando teve em sua posse proventos da venda de um imóvel no Rio de Janeiro. Em um ato altruísta, em parceria com seu marido, decidiu investir este dinheiro na aquisição de um imóvel em Varginha/MG e doá-lo ao estado, instituíndo assim a Fundação APRENDER, com a finalidade de promover a educação, área de atuação que é para ela mais que uma profissão, mas uma paixão e um sentido de vida.

Desde então a Fundação APRENDER passou a visitar e oferecer serviços às prefeituras de pequenas cidades espalhadas pelo Sul de Minas, nas quais a Profa. Júlia se tornou famosa entre os professores de ensino fundamental, por meio de suas palestrar e eventos de capacitação de professores. Foram vários anos atendendo regiões que até então eram carentes deste tipo de atendimento, levando aos professores de pequenas cidades a experiência, conhecimento e empatia com suas dificuldades e necessidades em sala de aula. A Profa. Júlia foi responsável por firmar parcerias com secretarias de educação e influenciar centenas de professores e professoras de pequenas cidades, beneficiando assim, de forma indireta, milhares de crianças em idade de alfabetização e cursando ensino fundamental. A marca deixada pela APRENDER, por meio da Profa. Júlia, pode ser constatada visitando cidades do Sul de Minas que só são acessíveis por estradas de terra, e perguntando às professoras sobre a importância destas vivências.

EduPP, seu Blog para Professores e Educadores

Seguindo as tendências, Profa. Júlia mantém blog para compartilhar experiências e se relacionar com amigos via internet. Este blog foi em 2014, devido a quantidade de seguidores e participantes, promovido a um projeto da APRENDER nomeado EduPP - Educação e Psicopedagogia. O intuito deste projeto é servir como um canal para troca de experiências direta com professores e, desta forma, manter aberto um canal de comunicação constante com este público. Visite e conheça melhor o EduPP.

Próximos Passos

A Profa. Julia Eugênia nunca para de APRENDER. É hoje especialista em tecnologias de ensino a distância e ferramentas digitais para aprendizagem. A APRENDER está estruturada para oferecer conteúdo em formato digital via internet, e é visão da instituição que esta forma de disseminação de conhecimento é o futuro, e que a abrangência do impacto positivo da APRENDER pode ser altamente ampliada e chegar a todo canto remoto do país. Para tanto a APRENDER está estruturada com plataforma tecnológica e com a competência e experiência da Profa. Júlia para impactar ainda mais a sociedade, levando conhecimento a um número cada vez maior de professores.